Curso

FUNDAMENTOS DO PADRÃO HL7 FHIR


De 7/jun a 26/jul

Objetivos

O curso pretende oferecer uma introdução teórico-prática à nova família de padrões HL7 de representação e interoperabilidade em informação em saúde, denominada FHIR (Fast Healthcare Interoperability Resources), e que eventualmente substituirá os padrões V3 e CDA.


Compõe-se de conteúdo teórico, voltado para a apresentação e discussão dos aspectos conceituais, operacionais, de uso, implantação e desenvolvimento do padrão FHIR, e de atividades práticas, voltado para os aspectos técnicos de desenvolvimento de modelos clínicos baseados no padrão FHIR.


Público-alvo

Profissionais e estudantes da área de saúde e de informática, participantes de projetos de informatização em saúde e outros que tenham interesse no desenvolvimento de sistemas de informação em saúde, alinhados com a evolução clínica e conforme as determinações para o uso de padrões pelo Ministério da Saúde do Brasil.

Pré-Requisitos: Conhecimentos básicos de desenvolvimento de sistemas e de XML e JSON.


Carga-horária e duração

32h distribuídas em cinco semanas. Uma semana adicional de módulo opcional avançado.


As aulas ao vivo acontecerão nos dias 07/06, 14/06, 21/06, 28/06 e 05/07, d-as 20h às 21h30.


Certificação

Os participantes que concluírem com nota mínima de 7 (sete) receberão um certificado de conclusão de curso expedido pelo Instituto HL7 Brasil e de aprovação pelo HL7 International.


Atenção: vagas limitadas, sujeito a aprovação após a candidatura.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Programa didático


Módulo 1: Instruções e Nivelamento

Módulo 2: Recursos FHIR

Módulo 3: FHIR REST

Módulo 4: Paradigmas FHIR 

Módulo 5: Perfis e Conformidade

Infraestrutura


Ambiente virtual de aprendizado via Moodle

Aulas online gravadas sob demanda

Aulas telepresenciais: videoconferência – Zoom




Renato Marcos Endrizzi Sabbatini, PhD, FAMIA, FACMI, FIAHSI


Coordenador e Professor do Curso


Professor e pesquisador brasileiro com grande experiência em informática em saúde, telessaúde e padrões de informação e interoperabilidade. Foi fundador e diretor de educação da SBIS, sendo atualmente vice-presidente do Instituto HL7 Brasil afiliado nacional do da HL7 International, que é a desenvolvedora dos padrões FHIR, entre outros.


Sobre o padrão HL7 FHIR


  • HL7 é reconhecida pela International Standards Organization (ISO) e pela ANSI (American National Standards Institute).

  • Desenvolvedora de padrões e protocolos para operação de conectividade de redes, normas e padrões regionais e nacionais que operam na área de Sistemas de Informação em Saúde, tanto para a área clínica, como administrativa.


  • Sugere a implementação de modelos de referência de informações em saúde (RIM), padrões de comunicação, segurança, conteúdo e estrutura, identificação de usuários, intercâmbio e conteúdo de informações, interoperabilidade, etc., baseados em consensos, transparência e equilíbrio de interesses.


  • HL7 recebe este nome por ser o sétimo nível do modelo ISO/OSI de organização uma Organização Desenvolvedora de Padrões (SDOs) internacional, voluntária e sem fins lucrativos.


  • Membros do HL7 poder ser institucionais - empresas, universidades, institutos, organismos governamentais - ou pessoas físicas, como pesquisadores, desenvolvedores, vendedores, consultores, e outros que possuem algum interesse no desenvolvimento e aperfeiçoamento de protocolos clínicos e administrativos para a área de saúde.


  • O HL7 e suas afiliadas nacionais são organizadas em Grupos de Trabalho com interesses específicos, bem como Comitês Técnico, responsáveis pelo desenvolvimento de normas e protocolos, enquanto os GTs servem como campos de testes para explorar novas áreas do HL7.


  • O FHIR é um padrão HL7 para a troca de informação em saúde, cuja sigla significa Fast Healthcare Interoperability Resources com ampla aceitação para o Compartilhamento de informações de saúde ao longo de vários sistemas e organizações, utilizado pela Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).


  • FHIR já um padrão consagrado mundialmente, utilizado inclusive para atender a demanda para a troca de informações, por exemplo, de padrões farmacêuticos e de medicamentos.


Promoção
Apoio